AGENDAMENTO ONLINE DO INSS – WWW.PREVIDENCIA.GOV.BR

AGENDAMENTO DO INSS – WWW.PREVIDENCIA.GOV.BR – O INSS (Instituto do Seguro Social) foi criado em 27 de junho de 1990, durante o período em que Fernando Collor de Melo ocupava a posição de presidente no Brasil, a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social – IAPAS com o Instituto Nacional de Previdência Social. O que podemos dizer sobre o INSS que é, portanto uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira. É nesse contexto e procurando preservar a integridade da qualidade do atendimento a essa clientela que o Instituto vem buscando alternativas de melhorias contínuas.

20141120115157PrevidenciaSocial-logo

AGENDAMENTO

Com ferramentas oferecidas pelo MPS (Ministério Previdência Social) que dispõe serviços por agendamento do INSS, isso se torna tão importante, pois viabiliza um atendimento com maior praticidade e conforto para o cidadão. É claro que essa contribuição não se torna vantajoso apenas para o cidadão, as agências também, através do planejamento antecipado para o atendimento de acordo com a força de trabalho de cada unidade.

Importante informar que o Agendamento é um protocolo válido para todos os efeitos e garante todos os seus direitos. Após o agendamento online, não se esqueça de conferir, na página do próprio serviço, a documentação que você deve levar no dia do atendimento.

COMO FAZER O AGENDAMENTO

Para fazer o Agendamento acesse esse link AGENDAMENTO ONLINE DO INSS

Ao clicar no link você será direcionado para a página de agendamento que vai oferecer duas opções:

agendamento do inss

Agendar – é a função responsável pela obtenção das informações necessárias ao agendamento do serviço solicitado
Consultar – Esta função permite localizar os agendamentos efetuados, sendo permitido cancelar, se for o caso.

No caso na qual estamos instruindo é o Agendamento, então marque a opção “Agendar” e digite o código que aparece na imagem, como podem ver logo abaixo:

beneficios inss

Selecione o serviço em que deseja agendar:
1 – Aposentadoria por Idade – o segurado deverá completar sessenta e cinco anos de idade, se homem, ou sessenta, se mulher.

2Aposentadoria por Tempo de Contribuição – Ao completar 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos, se mulher.

3 – Aposentadoria Especial – será segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual que tenha trabalhado durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos, conforme o caso, sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física. Se esse é o seu caso e possui essas condições, mas não completou o tempo para a aposentadoria especial poderá ter este tempo convertido proporcionalmente na Aposentadoria Por Tempo de contribuição.

4 – Pensão por Morte – Será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer aposentado ou não.
5 – Auxílio – Reclusão – tendo as mesmas condições da Pensão por morte, aos dependentes do segurado de baixa renda, recolhido a prisão e que não esteja aposentado ou em auxílio-doença.

6 – Certidão de Tempo de Contribuição – Documento expedido pela Previdência Social, com a finalidade de certificar o tempo de contribuição do segurado no Regime Geral de Previdência Social, para ser contado em outros regimes de previdência, seja federal, estadual ou municipal. Esse documento é fornecido somente a servidores públicos filiados a outro regime de previdência.

7 – Benefício Assistencial – Esse benefício no valor de um salário-mínimo é pago ao idoso com 65 anos de idade e também as pessoas portadoras de deficiência que as incapacite para os atos da vida independente, inclusive crianças de zero a 12 anos de idade e adolescentes entre doze e dezoito anos de idade. Para obter esse benefício deve ser comprovada a inexistência de renda própria e a renda familiar deve ser 1/4 de salário mínimo.

Pecúlio – É um benefício de prestação única que restitui ao segurado aposentado, as contribuições vertidas por ele após a aposentadoria até 03/1994.

Salário – Maternidade – Durante 120 dias a mulher está segurada da previdência social, com início de vinte e oito dias antes e término de noventa e um dias depois do parto, podendo ser prorrogado. Também pode ser segurada pela adoção de criança. Esse benefício deve ser requerido na empresa em que trabalha menos a mãe adotiva, que deverá solicitar pela internet ou em uma das Agências da Previdência Social.

Para fazer o agendamento é necessário informar o NIT (Número de Identificação do Trabalhador perante a Previdência Social), Nome, Data de Nascimento e CPF.

DÚVIDAS 

Caso tenha alguma dúvida, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, esse serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.